terça-feira, 30 de junho de 2009

A minha carta de despedida para o Michael Jackson!

Eu não queria ser mais um a prestar homenagem ao senhor do momento. Mas enfim, teve de ser! Achei injusto da minha parte não fazer qualquer tipo de referência a uma pessoa que era uma constante na minha vida. Comecei a dançar por ele. Na altura, eu já era velho para começar a dançar. Tinha 13 anos, ainda não se ouvia falar de hip-hop e um dos poucos grupos que se ouvia falar em Portugal eram os Hexa.
Uma vez fui ao ginásio ver a minha mãe fazer uma aula de aeróbica e no dia seguinte por brincadeira o professor perguntou se eu queria fazer a aula e eu fiz. Para espanto meu e de todos, parecia que andava lá há anos e eu nunca tinha dançado em toda a minha vida. Comecei então a frequentar as aulas...Até que algum tempo depois alguém foi ver-me a fazer a aula e perguntou-me se não queria experimentar uma aula de hip hop/ Funk. Lá fui eu, sem achar que tinha jeito para aquilo apesar de adorar ver dançarem. A musica escolhida para aquela música era a Beat it. . .Confesso que, ao dançá-la, senti electricidade no meu corpo, o meu cérebro a comandar os movimentos instintivamente e a imitar os do professor (que entretanto passou a ser meu coreógrafo), senti-me grandioso, com uma energia nunca antes sentida. Todo eu transpirava e quanto mais cansado estava, mais vontade e empenho tinha para dançar. A partir desta altura MJ começou a fazer parte integral da minha vida. Jam, Scream, Dangerous, Tabloid Junkie, Blood on the dancefloor, In the closet, e muitas mais...todas elas eu ensaiei horas a fio. Valeram cada segundo, cada esforço, cada pingo de suor... É como eu dizia às minhas alunas, uma frase que já a mim me diziam, "é com a exaustão que se alcança a perfeição". E lá continuava eu, com os meus colegas, irmãos escolhidos por mim a fazer o que mais gostávamos... DANÇAR!
Naquela altura, em relação a hip hop/ pop / Funk/ whatever, não havia a "histeria" que há hoje em dia, era difícil arranjar um ginásio que nos deixasse ensaiar, éramos quase vistos como desordeiros que não queríamos fazer nada da vida. Enfim, nada com o que se vê hoje em dia devido aos morangos com açúcar. Hoje vê-se betos a dançar "hip-hop" na tv. Dantes, fazer parte de um grupo de hip-hop/pop era um statement, era preciso coragem, porque todos nos olhavam de lado, até a própria família... Lembro-me de ir para Espanha a campeonatos às escondidas dos meus pais, ir a outros países num tiro fazer workshops com os melhores coreógrafos do mundo, incluindo os do MJ. Lembro-me de ter de esconder medalhas e ensaiar coreografias complicadas no quarto às escondidas não fossem os meus pais acharem que as coisas estavam a ficar sérias demais e lembrarem-se de me proibir de dançar aqui na "associação da esquina". Lembro-me de ensaiar 5 horas por dia. Que belos dias. Até que um dia, não sei como, os meus pais ouviram falar que eu estava a dançar num DVD e viram-me numa revista...
Não me arrependo de nada! Dancei, dancei e dancei! Ganhei vários prémios, várias taças e medalhas, um pequeno problema na coluna, conheci pessoas de todo o mundo que gostavam do mesmo que eu. Tudo graças a este grande senhor. Um verdadeiro empreendedor. Seguiu os seus sonhos e conseguiu realizar as suas fantasias, brindando-nos com uma das maravilhas feitas pelo Homem - a música. No seu caso, era a sua música, a sua voz , a sua dança. Tudo isto ainda nos inspira nos dias de hoje. Tudo o que ele fez transporta-nos para sítios imaginários, para sítios transcendentes que de outra forma é impossível lá chegar. Para além de nos oferecer a sua música, também nos brindou com a sua generosidade, defendendo as mais diferentes causas e beneficências. Realmente era uma pessoa digna de aplausos e vénia. As suas excentricidades eram... dele, e só a ele diziam respeito, muitas vezes meras especulações e histórias infundadas. Quanto maior o escândalo, maior o número de vendas. Talvez por nunca o ter considerado um freak, adoro a Tabloid Junkie e é com ela que vos brindo. É a minha música preferida para dançar...tem alma, garra, energia, e inspiradora e fala sobre o que dizem dele.
Michael Jackson, agradeço a Deus ou a quem nos criou por permitir a tua presença na Terra e nos teres tocado com o teu talento e compaixão inigualáveis. Obrigado por
teres tornado o mundo um pouco melhor e por nunca teres parado de tentar! Descansa em paz!! A ti me curvo e a ti te faço uma vénia, pois para mim serás sempre... o Rei!

P.s. Vejam o video! É lindo e tocante.





Tabloid Junkie - Michael Jackson

Speculate to break the one you hate
Circulate the lie you confiscate
Assassinate and mutilate
As the hounding media in hysteria
Who's the next for you to resurrect
JFK exposed the CIA
Truth be told the grassy knoll
As the blackmail story in all your glory

It's slander
You say it's not a sword
But with your pen you torture men
You'd crucify the Lord
And you don't have to read it, read it
And you don't have to eat it, eat it
To buy it is to feed it, feed it
So why do we keep foolin' ourselves

Just because you read it in a magazine
Or see it on the TV screen
Don't make it factual
Though everybody wants to
read all about it
Just because you read it in a magazine
Or see it on the TV screen
Don't make it factual, actual
They say he's homosexual

In the hood
Frame him if you could
Shoot to kill
To blame him if you will
If he dies sympathize
Such false witnesses
Damn self righteousness
In the black
Stab me in the back
In the face
To lie and shame the race
Heroine and Marilyn
As the headline stories of
All your glory

It's slander
With the words you use
You're a parasite in black and white
Do anything for news
[ Find more Lyrics on www.mp3lyrics.org/8e2x ]
And you don't go and buy it, buy it
And they won't glorify it, 'fy it
To read it sanctifies it, 'fies it
Then why do we keep foolin' ourselves
Just because you read it in a magazine
Or see it on the TV screen
Don't make it factual
Everybody wants to read all about it
Just because you read it in a magazine
Or see it on the TV screen
Don't make it factual
See, but everybody wants to
believe all about it

Just because you read it in a magazine
Or see it on the TV screen
Don't make it factual
See, but everybody wants to
believe all about it
Just because you read it in a magazine
Or see it on the TV screen
Don't make it factual, actual
She's blonde and she's bisexual

Scandal
With the words you use
You're a parasite in black and white
Do anything for news
And you don't go and buy it, buy it
And they won't glorify it, 'fy it
To read it sanctifies it, 'fies it
Why do we keep foolin' ourselves
Slander
You say it's not a sin
But with your pen you torture men
Then why do we keep foolin' ourselves

Just because you read it in a magazine
Or see it on the TV screen
Don't make it factual
Though everybody wants to
read all about it
Just because you read it in a magazine
Or see it on the TV screen
Don't make it factual
See, but everybody wants to
read all about it

Just because you read it in a magazine
Or see it on the TV screen
Don't make it factual
Just because you read it in a magazine
Or see it on the TV screen
Don't make it factual
Just because you read it in a magazine
Or see it on the TV screen
Don't make it factual, actual
You're so damn disrespectable

1 comentário: